Consultoria
 

Gestão de Serviços de TI com as práticas da ITIL:
- Consultoria para Realização de Gap Analysis da Gestão de Serviços de TI
- Consultoria para Implementação da Gestão de Serviços de TI
- Consultoria para Implementação do Gestão de Nível de Serviço de TI
- Consultoria para Implementação da Central de Serviços

Portfolio GSTI

Governança de TI com as práticas do Cobit:
- Consultoria para Realização de Gap Analysis da Governança de TI
- Consultoria para Implementação da Governança de TI
- Consultoria para Implementação do Planejamento Estratégico (PETI) baseado nas práticas do Cobit

Porftolio GovTI


Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos de Negócio

Inovação e Design Thinking:
- Avaliação do Potencial de Inovação
- Desing Thinking: implementação,  treinamento e coaching
- Implementação do Programa de Geração de Ideias

Métodos Ágeis: Implementação, Treinamento e Coaching

Coaching e Mentoring

Gestão de Serviços de TI com as Práticas da ITIL:
eTecnologia possui uma equipe de consultores com larga experiencia em implementar, diagnosticar e melhorar o nível de qualidade dos serviços da Gestão de Serviços de TI.

Gestão de Serviços de TI com as Práticas da ITIL:

Por que as empresas adquirem este tipo de consultoria ?
Porque as empresas  necessitam melhorar o nível de qualidade dos serviços de TI, reduzir custos e aumentar e nível de satisfação do cliente com serviços de TI.

resultados

Serviços:

- Consultoria para Realização de Gap Analysis da Gestão de Serviços de TI
- Consultoria para Implementação da Gestão de Serviços de TI
- Consultoria para Implementação do Gestão de Nível de Serviço de TI
- Consultoria para Implementação da Central de Serviços:

Consultoria para Realização de Gap Gap Analysis de Gestão de Serviços de TI:
O objetivo deste Gap Analysis é fazer um diagnóstico do cenário atual dos serviços de TI e recomendar Planos de Ação para corrigir os pontos de fracos encontrados e que podem causar risco a qualidade do serviço ou interrupção do serviço de TI. 

Quando a empresa  precisa deste serviço ?
Alguns sintomas:
- Quando  a empresa precisa conhecer com estão seus processos atuais em relação as práticas da ITIL e em relação ao
  mercado.
- Quando o nível de qualidade do serviços está abaixo das expectativa das áreas de negócio.
- Quando o nível de satisfação dos clientes e usuários são baixos.

- Quando as interrupções dos serviços de TI são constantes, gerando baixa confiabilidade , insatisfação e até prejuízo
  para o negócio

Este serviço ajuda entender “os por ques” dos problemas e identifica quais são principais pontos fracos que a TI deve atacar para melhorar o nível de qualidade dos serviços.


Consultoria para Implementação da Gestão de Serviços de TI:
O objetivo é fazer a implementação da Gestão de Serviços de TI com as práticas da ITIL, mas levando em consideração o tipo de empresas, os seus objetivos, metas e cultura.
O serviços de implementação abrange o diagnostico da situação atual, capacitação dos profissionais de TI e o projeto de implantação da Gestão de Serviços de TI.

Quando a empresa  precisa deste serviço ?
Alguns sintomas:
- Quando é recomendado por um algum órgão regulador, tal como CNJ.

-Quando a TI precisa entregar valor ao negócio
- Quando as interrupções dos serviços de TI são constantes e geram prejuízo  para o negócio

Este serviço tem como resultado esperado a  entrega de valor dos serviços de TI para os clientes e usuários.


Consultoria para Implementação do Gestão de Nível de Serviço de TI:

O objetivo é implementar a Gestão de Nível de Serviços e os Acordo de Nível de Serviço (SLA)  para os serviços de TI. Estes acordos representam uma forma de fazer o alinhamento entre as áreas de negócio e a TI, no que diz respeito ao nível de qualidade dos serviços de TI esperados pelo negócio. O projeto de implementação abrange definição dos recursos técnicos, definição dos serviços, capacitação da equipe e das partes interessadas e implantação dos processos, politicas e procedimentos.

Quando a empresa precisa deste serviço ?
Alguns sintomas:
- Quando é recomendado por um algum órgão regulador, tal como CNJ.
- Quando as áreas de negócio e a TI precisam formalizar os níveis de qualidade dos serviços de TI.

Este serviço tem como resultado esperado a implementação Gestão de Nível de Serviços e os respectivos SLAs.

 

Consultoria para Implementação da Central de Serviços:
O objetivo é implementar a Central de Serviços para possibilitar um único ponto de contato para suporte e atendimento do usuários dos serviços de TI. O projeto de implementação abrange definição  dos recursostécnicos, capacitação da equipe e implantação dos processos, politicas e procedimentos.
A Central de Serviço deverá acompanhar todo o clico de vida do incidente, do registro à solução e também ajudará a identificar as tendências e ações proativas. Um primeiro atendimento eficiente aumenta a satisfação dos clientes e usuários.

Quando a empresa precisa deste serviço ?
Alguns sintomas:
- Quando os usuários não sabem quem responde pelos incidentes e tem dificuldade em relatar os incidentes.
- Quando é necessário aumentar o nível de satisfação dos clientes e usuários com o primeiro nível de atendimento.
- Quando a gestão de TI, tem que responder de forma proativa aos incidentes.

Este serviço tem como resultado esperado a implementação Central de Serviços.



 

Governança TI com as Práticas do Cobit:

eTecnologia possui uma equipe de consultores com larga experiencia em implementar, diagnosticar e melhorar Governança de Serviços de TI.

Governança de TI com as práticas do Cobit:

Por que as empresas adquirem este tipo de consultoria ?
Porque as empresas  necessitam implementar a Governança de TI, para demonstrar a transparência das operações de TI, para atender leis e regulamentação (compliance), para fazer o alinhamento entre as áreas de negócio e a TI e entregar valor aos clientes.
As empresas que implementam a Governança de TI, por ser um requisito e desdobramento da Governança  Corporativa ou  para atender uma exigência legal.

O Cobit atende as seguintes regulamentações e recomendações:

O COBIT ajuda as organizações a reduzir os riscos de TI, aumentar o valor obtido da TI e atender às regulamentações de controle.
O Cobit é recomendado pela SEC (órgão que regula o mercado financeiro americano) e utilizado como a principal  ferramenta de controle  para atender aos requisitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX). A SOX, que é uma Lei americana aplicada as empresas estrangeiras que têm ações na bolsa de Nova York. Exemplo de empresas: Petrobras, Bradesco, Itaú, Sabesp e etc.

O Banco Central (Bacen) do Brasil utiliza o COBIT como um guia para avaliação de bancos e instituições financeiras. 

O Cobit também atende as regras do acordo de  Basiléia II, no Brasil, a Basileia II é implementada através da Resolução 3388, Gestão de Risco Operacional, do Banco Central, que é aplicada aos Bancos,

O TCU (Tribunal de Contas da União), que é órgão de auditoria externo, utiliza o COBIT para seus programas de auditoria para avaliação de diversas entidades nacionais.  TCU também recomenda a utilização das práticas do Cobit para na elaboração do planejamento estratégico de TI (PETI) das empresas públicas.

O CNJ  (Conselho Nacional de Justiça) recomenda, indiretamente, o uso de COBIT para controle e governança de TI para os Tribunais de Justiça de todo o país

Serviços:

- Consultoria para Realização de Gap Analysis da Governança de TI
- Consultoria para Implementação da Governança de Serviços de TI
- Consultoria para Implementação Planejamento Estratégico de TI (PETI) baseado nas práticas do Cobit.


Consultoria para Realização de Gap Gap Analysis da Governança de TI:

O objetivo deste Gap Analysis é fazer um diagnóstico do cenário atual da Governança de TI e recomendar Planos de Ação para corrigir os pontos de fracos encontrados e que podem causar risco a qualidade do serviço  não atendimento de requisitos legais ou interrupção dos serviços de TI. 

Quando a empresa  precisa deste serviço ?
Alguns sintomas:
- Para saber se modelo de governança atual atende aos requisitos regulatórios ou legais.
- Para saber se modelo de  governança atual atende aos requisitos de implementa da empresa em relação a Governança de TI.
- Quando existe a necessidade de conhecer qual estado atual da TI em relação as práticas de Governança de TI.

Este serviço ajuda identificar  “lacuna” (gap) entre o estado atual da TI em relação as práticas de Governança de TI recomendadas ou exigidas pelos órgãos de regulamentação.


Consultoria para Implementação da Governança de Serviços de TI

O objetivo é fazer a implementação da Governança de TI com as práticas do Cobit, mas levando em consideração o tipo de empresas, os seus objetivos, metas, requisitos legais e cultura da empresa.
O serviço de implementação abrange o diagnostico da situação atual, capacitação dos profissionais de TI e o projeto de implantação da Governança de TI.

Quando a empresa  precisa deste serviço ?
Alguns sintomas:
- Quando a empresa quer implementar um a Governaça de TI
- Quando é necessário implementar a Governança de TI para atender aos requisitos regulatórios ou legais.
- Quando é necessário implementar a Governança de TI para atender a recomendações de órgão regulador

Este serviço tem como resultado esperado a  implementação da Governança de TI.

Consultoria para Implementação Planejamento Estratégico de TI (PETI) baseado nas práticas do Cobit.

Objetivo é fazer a elaboração e implementação do planejamento estratégico de TI (PETI) . O PETI é necessário para gerenciar todos os recursos de TI em alinhamento com as prioridades e estratégias de negócio. A função de TI e as partes interessadas pelo negócio são responsáveis por garantir a otimização do valor. O plano estratégico deve melhorar o entendimento no que diz respeito a oportunidades e limitações da TI, avaliar o desempenho atual e estabelecer o nível de investimento requerido. A estratégia e as prioridades de negócio devem ser refletidas no direcionamento de políticas, nos portfólios e executadas por meio de planos táticos de TI que estabeleçam objetivos concisos, tarefas e procedimentos bem definidos. 

Por que as empresas precisam do PETI ? 
Empresas Privadas: 
Fazer alinhamento com o negócio, melhorar o nível de qualidade dos serviços, otimizar custos e aumentar a satisfação dos clientes e usuários de TI é a missão dos gestores de TI, o Planejamento Estratégico poderá ajudar a atingir os metas e objetivos, assim cumprir a missão. 
Empresas públicas: 
Orientação do Governo sobre a adequação das áreas de TI da Administração Pública Federal às melhores práticas de governança de TI e, considerando as referências das práticas do COBIT®, o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) tem como objetivo a implementação de um cenário que permite atingir um nível elevado de maturidade de governança de TI, que permita a otimização do planejamento e da organização dos serviços e processos de TI. 

Este serviço tem como resultado esperado a  implementação do Planejamento Estratégico de TI.

Análise de Negócio e Analista de Negócio:

Capacitação: Formação de Analista de Negócio 3.0:*
Ofertamos a formação completa de Analista de Negócio. A formação é baseada no Guia BABok 2.0:
- Analista de Negócio 3.0 - Fundamentos
- Analista de Negócio 3.0 - Avançado

* Este curso de formação pode ser personalizado para usa empresa

Consultoria: Analista de Negócio 3.0:*
- Implementação do papel de Analista de Negócio
- Implementação do BMO (Business Management Office) ou do Comitê de Negócio








Coaching e Mentoring: coaching

O que é Coachig ?
Coaching
 é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach  e o cochee  de acordo com a meta estabelecida pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar as metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de desafios.
coach atua encorajando e motivando o seu cochee, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais.

O que é Mentoring ?
Mentoring é processo de transferência de conhecimento ou experiência para o desenvolvimento e aprimoramento profissional, é um processo ideal para ajudar uma equipe jovem ou um profissional que necessite de ganhar conhecimento em curto espaço de tempo ou com uma curva de aprendizado reduzida.

O serviço de consultoria abrange três áreas:
- Para apoiar e ajudar o cliente a desenvolver  competências, habilidades e aumentar da capacidade para alcançar metas e objetivos.
- Para compartilhamento de experiência e de conhecimento, aumentando os resultados de
  forma mais rápida.
- Para identificar ineficiências nos processos e dar recomendações de melhorias.
Como funciona: Reuniões presenciais, reunião virtuais (web video conference) e e-mail.

Como Contratar este serviço:
Você pode contatar este serviço no formato de pacote de horas (contratação  mínima é de 8 horas) ou  através da contrato de prestação de serviços para períodos mais longos.

Depoimento:
"Utilizei os serviços de Coaching e percebi qualidades que estavam ofuscadas e que no momento em que as coloquei em prática, consegui visualizar caminhos e alternativas que permitiram atingir as minhas metas e objetivos profissionais. A valorização de minhas competências foi intensificada no processo de coaching, aprendendo a analisar a situação de forma a tratar cada oportunidade como uma escolha consciente, se o melhor era esperar ou acreditar e se empenhar nela com segurança e perseverança. Fortalecer a autoconfiança foi gratificante e é uma de minhas grandes conquistas".

Jaime Rogério Dias | Tecnologia da Informação | Grupo Curimbaba

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