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Workshop Análise de Negócio Ágil

Data: Final de Semana, dias: 03 (sábado) e 04 (domingo)
de Fevereiro de 2018
Duração 16 horas (2 dias)
Horário: das 8:30 as 17:30h
Local: São Paulo
* Faça sua inscrição agora


*** Quer fazer este curso em outra data: Preencha a Lista de Espera


Valor R$ 1.090,00, este valor poderá ser pago à vista ou no cartão de crédito (este valor poderá ser parcelado em 10 vezes no cartão) - Comprar agora

Descrição do Workshop:

Objetivo:

Demonstrar como Desenhar um Produto de Software que entrega valor para os clientes e para o negócio aplicando Técnicas de Análise de Negócio e Práticas Ágeis.

Descrição:

O workshop começará com explanação dos fundamentos da análise de negócio, seus conceitos, frameworks e técnicas. Explorará a mentalidade ágil, valores, princípios e práticas. Explicará a geração de valor, como as empresas criam, adicionam, entregam e capturam valor. E por fim detalhará o papel de Business Owner (Dono do Negócio)  que é o protagonista, ator principal, no desenvolvimento de produtos de software na perspectiva de negócio.

Em seguida será executado um projeto, que simulará o ambiente e contexto de negócio para mostrar como desenvolver o design de produto de software de valor aplicando as técnicas de análise de negócio certas e melhores práticas ágeis.
O projeto será trabalhado em equipe, em colaboração e com ferramentas visuais.

As abordagens Arquitetura Evolutiva e Design Emergente serão empregadas no desenvolvimento do projeto para garantir que o design do produto de software concebido seja flexível, aberto a mudanças, evolutivo e adaptável.

O projeto iniciará com a etapa de Discovery (Descoberta), que tem a finalidade entender de forma aprofundada o problema de negócio. O framework BACCM® e técnicas de análise de negócio serão utilizadas para compreender necessidades e objetivos de negócio, gerenciar as pessoas interessadas, mapear os valores esperados e identificar o contexto de negócio.

Na etapa de Delivery (Entrega)  será desenhado o produto de software com ênfase na geração de valor, ou seja, preparado para entregar valor para o negócio e clientes.
O framework BACCM® será aplicado junto com outras técnicas de análise de negócio e práticas ágeis para desenhar o produto, suas principais funcionalidades e planejar a mudança necessária para implanta-lo.
O desenho contemplará a visão (escopo), requisitos, premissas, restrições, riscos, dependências e capacidades requeridas do produto.

Após o desenho será feito o Planejamento Ágil:
- Apresentação do Portfólio de Produtos para mostrar como alinhar o produto com a estratégia da empresa.
- Roadmap do Produto, para dar a visão macro da construção do produto
- Plano de Release: Demonstra o "como" e "quando" as versões serão liberadas em produção.
- Plano de Mudança: Exibe o planejamento de recursos e capacidades requeridas para implantação do produto de software.

Em seguida, será elaborado o Produto Backlog (PB), que é uma lista ordenada de tudo que é necessário para desenvolver o produto. PB será organizado, revisado e priorizado.
Ainda será feito o Gerenciamento de Valor do Produto, começando com a priorização baseada nos critérios de Business Value (Valor de negócio) das funcionalidades (MMF) do produto.
No topo do PB estarão os itens que representam as funcionalidades de maior valor. Elas serão especificadas, estimadas, documentadas e critérios de aceite serão definidos, estes itens representam o Produto Mínimo Comercializável (MMP - Minimum Marketable Product).

O projeto acabará com apresentação do design do produto de software, reflexão sobre as lições aprendidas e discussão de como as técnicas de análise de negócio e práticas ágeis podem ser aplicadas no dia-a-dia das empresas.


Público alvo: 
É indicado para profissionais que trabalham no desenvolvimento de produto de software, tais como Analista de Negócio, Product Owner (PO), Analista de Sistemas, Analista Funcional, Representante de Negócio, IT Business Partner, Scrum Master, Desenvolvedor, Arquiteto de Software, Testador e Líder Técnico.


Pré-requisitos:
 
Conhecimentos básicos de desenvolvimento de software e métodos ágeis



Conteúdo:
Parte 1 - Fundamentação teórica:
Fundamentos:

- Análise de Negócio
- Guia BABOK 3.0
- Visão de negócio
- Framework BACCM (Business Analysis Core Concept Model) de Análise de Negócio
- Business Case (Caso de Negócio)
- Análise de Negócio Ágil
- Mindset Ágil:
  - Manifesto Ágil (Valores e Princípios Ágeis)
  - Métodos Ágeis (Scrum, XP, FDD, DAD, Kanban* e Lean*)
  - Práticas Ágeis
- Conceito de Gestão de Valor:
  - Business Value
  - Business Value Model
- O Dono do Negócio (Business Owner - BO) 
- Abordagens Arquitetura Evolutiva e Design Emergente

Parte 2 - Design Ágil de Produto de Software:
Business Discovery (Descobrir o Problema) com BACCM®
- Entender necessidade de negócio:
  - Business History (História de Negócio)
  - Modelo de Negócio com Business Model Canvas
  - Canvas da Proposição de Valor
- Gerenciamento das Pessoas Interessadas:
  - Identificação das pessoas
  - Classificação das pessoas
  - Gerenciamento das pessoas
- Requisitos das Pessoas Interessadas 
- Mapeamento de Valor: 
  - Identificar os Ganhos e Benefícios Esperados
  - Valor para o Cliente (Consumer Value)
  - Valor de Negócio (Business Value)
 - Análise de Contexto de Negócio: 
  - Contexto de negócio
  - Premissas
  - Restrições
  - Riscos 
  - Capacidades 
  - Recursos

Business Delivery (Entregar a Solução) 
com BACCM®
- Design do Produto:
  - Produto Canvas
  - Visão (Escopo do Produto):
    - Product Vision Box, Elevator pitch e Kano 
    - Visão Única e Compartilhada do Produto
    - Validação da Visão do Produto
  - Definição do Tema. Todo produto deve ter um tema  
  - Funcionalidades do Produto são Épicos 
  - As 7 Dimensões do Produto
- Gerenciamento de Requisitos:
  - Requisitos Funcionais e Não Funcionais
  - Requisitos Não Funcionais 
  - Elaboração do Mapa de Personas 
  - Mapeamento de Jornadas do Usuários  
  - Protótipo do Produto 
- Propostas Alternativas de Soluções de Produto

- Estratégia e Planejamento do Produto:
  - Portfólio de Produtos e Alinhamento com a Estratégia
  - Estabelecimento da estratégia de construção e lançamento do produto
  - Elaboração do Roadmap do Produto
  - Definição do Plano de Release do Produto  
  - Elaboração do Gráfico Release Burndown
  - Visibilidade do Produto através do Quadro do Produto (Product Board) 

- Construção do Backlog do Produto:
  - Itens do Backlog do Produto
  - Escrita das Histórias do Usuário
  - Especificação de Requisitos com Técnicas do BDD (Especificação por exemplo)
  - Estimativas com T-shirt Size e Planning Poker 
  - Definição de Critérios de Aceitação 
  - Melhores Praticas aplicadas ao Produto Backlog: DEEP (Detalhado, Estimado, Emergente e Priorizado)
  - Gestão Visual aplicada ao Produto Backlog

Gestão do Ciclo de Valor do Produto (Valor):
- Gerenciamento do Ciclo de Valor:
  - Requisitos de Negócio e Valor de Negócio
  - Definição dos Critérios de Priorização Baseado em Valor  
  - Mapeamento Valor de Negócio da Funcionalidades com MMF (Minimum Marketable Features)  
  - Priorização do Produto Backlog Baseado em Valor  
- Mapa de Entrega de Valor do Produto
- Definição do Produto Mínimo Comercializável (MMP)

- Planejamento e Gestão de Mudança:
  - Requisitos de Transição 
  - Análise de Impacto da Mudança
  - Plano de Mudança

Projeto Prático: Aprenda Fazendo (LEARNING BY DOING®)

Durante o workshop será executado um projeto que simula o ambiente real de negócio, no formato mão na massa (hands on), para demonstrar como aplicar as técnicas de análise de negócio e as práticas ágeis.

- Formação de equipes
- Definição dos papeis
- Entendimento do problema
- Desenvolvimento da solução
- Apresentação da solução
- Lições aprendidas


Passos para fazer sua inscrição:

1 - Preencha o formulário de inscrição abaixo ou faça download e envie por e-email
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Dúvidas: envie um e-mail ou através do Fale Conosco


1 - Preencha o Formulário de Inscrição de Treinamento abaixo. Qualquer dúvida ou problema envie um e-mail para treinamento@etecnologia.com.br
No campo observação: Coloque Turma, Ano ou Semestre e RM (Registro de Matricula). No dia do workshop será necessário comprovar que é estudante.

2 - Fazer o pagamento:

Escolha a forma de Pagamento:

1 - Pagamento com Depósito Bancário ou DOC (à vista):
Valor: R$1.090,00
Banco: 237 - Bradesco
Agência: 7696-1 Antonio C. Costa - Urbana - Osasco - SP
Conta-corrente: 2179-2

CNPJ: 04.031.360/0001-01
Favorecido: E-Web Tecnologia Ltda
Importante: Para facilitar a confirmação do pagamento envie o comprovante para e-mail para: treinamento@etecnologia.com.br

2 - Pagamento com Cartão de Crédito ou Cartão de Débito (PagSeguro):
Como funciona:
1- Clique no botão Comprar. Ao clicar no botão, você será direcionado à página de pagamento do PagSeguro, onde poderá efetuar o pagamento de forma rápida e segura.
2 - Caso você já tenha uma conta na PagSeguro, basta informar seu e-mail e senha, caso contrátio será necessário fazer um cadastrado no PagSeguro.
3 - Informe os dados do pagamento
4 - Retorno ao site da eTecnologia.
Após finalizar o pagamento, você é redirecionado novamente ao site da eTecnologia.


Você pode parcelar o valro do curso nos cartões de crédito usando em até 10x com juros de 1,99% a.m.

Importante: Todas as transações de pagamento com cartão de crédito são feitas em ambiente seguro.
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