Treinamento > Informações do Curso de Formação, Inscrição e Pagamento
Solicitação de Informações por e-mail

O que você quer ?
# Ver descrição do Curso
# Ver o conteúdo do curso
# Fazer inscrição
# informação sobre forma de pagamento
# Comprar o curso
Workshop Processos Verde (Green Process)
Como Associar Práticas Sustentáveis aos Processos de Negócio
Data: 01 Março de 2013
Horário: das 9:00 as 17:00h
Local: São Paulo - SP
Carga horária: 07 horas
* Faça sua inscrição agora
*** Quer fazer este curso em outra data: Preencha a Lista de Espera

Valor do Workshop:
- R$ 490,00 a vista ou R$ 590,00 no cartão de crédito (este valor poderá ser parcelado em 10 vezes no cartão)
- Comprar agora

Descrição do Workshop:

Workshop Processos Verde (Green Process)


Introdução:
O que é Sustentabilidade ?
Sustentabilidade é a palavra da moda. Em todos os setores, seja no meio ambiente, na economia, educação ou governo, todo mundo cita o termo sustentabilidade.
Mas, o que significa sustentabilidade? O que é ser sustentável?
O termo “sustentável” tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar,
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é o mesmo que "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas"
Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente. Mas apesar da sustentabilidade estar associada diretamente ao meio ambiente e a tudo o que envolve este, não está limitada somente a esta área,
s sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento de vários setores da sociedade, sem que estes agridam o meio ambiente.


Um conceito correto e amplo de sustentabilidade está associado a políticas, planos e soluções que busquem resgatar adoções de práticas sustentáveis no dia-a-dia das organizações.

A adoção de práticas sustentáveis resulta a médio e longo prazo numa nova perspectiva de vida para nossos sucessores e lhes garantirão a manutenção dos recursos naturais necessários para uma melhor qualidade de vida.

Desafios:
Para adotar as práticas sustentáveis, temos como desafios repensar soluções, processos, valores e práticas, formas de viver em sociedade e de governar. Nas organizações não é diferente: as mudanças estão acontecendo, os novos paradigmas estão aí e não há como ignorá-los.
O maior dilema para se conseguir implantar e suportar um programa de sustentabilidade está nas mudanças que são exigidas. Enquanto o consumo continuar existindo, indiscriminadamente, sem a preocupação com questões relacionadas à legalidade da empresa, licença ambiental para operar, responsabilidade com o seu lixo, entre outros, não haverá mudança significativa direcionada à sustentabilidade.
O ponto positivo da Sustentabilidade é que cada vez mais as instituições estão se conscientizando e admitindo que são apenas ecossistemas complexos, que integram comunidades, sociedade, governo, pessoas e meio-ambiente. Para que as empresas obtenham um crescimento sustentável é necessário que elas se valorizem, que sejam sempre abertas, transparentes, imbuídas de cidadania, preocupadas com o meio ambiente, verificando o que a pode ser feito para contribuir com crescimento sustentável do seu Estado.


Oportunidade:
As organizações devem encarar como uma oportunidade a adoção de práticas de sustentáveis, para se tornarem mais eficientes e eficazes, melhorando seus processos, produtos e serviços e ainda contribuindo para um mundo melhor.
Objetivo:
Apresentar e demonstrar como implementar um plano que dê suporte as práticas sustentáveis associadas aos processos de negócios das organizações.



Pré-requisitos:
Bons conhecimentos de processos e gestão de processos.

Carga horária:
7 horas

Público alvo:
Gerentes de Processos, Lideres, Coordenadores de Projetos BPM,  Consultores, Analistas de Processos, Donos de Processos, Gerente de Sustentabilidade, Analista de Sustentabilidade e Analista de Qualidade.

Metodologia:
-  Este workshop tem 50% do conteúdo teórico, 50% prático (dinâmica de grupo, exercícios  e estudos de caso)
-  Exposição dialogada e condução de forma participativa;
-  Utilização de exercícios práticos com o objetivo de fixar o entendimento;
-  Discussão sobre as questões práticas relacionadas ao dia a dia;



Resultado Esperado:

Ao final do workshop os participantes saberão como elaborar e implementar um plano que dê suporte as práticas sustentáveis associadas aos processos de negócio.

Conteúdo:

Parte 1 - Fundamentos:
Objetivo: Apresentar os fundamentos, conceitos e definições de processo, gestão e sustentabilidade.

Conteúdo desta parte:
- Porque as empresas precisam da Gestão de Processos?
- Conceitos e definições:
  . Processo
  . Gestão de Processo de Negócio (BPM)
  . Governança de Processos
  . Dono de Processo
  . Modelo de Desempenho para Processos de Negócio
- Ciclo de Vida de Processos
- Centro de Excelência  (CoE)


- Porque as empresas precisam adotar práticas de sustentáveis ?
- Conceitos e definições:
  . O que é sustentabilidade ?
  . O que são práticas sustentáveis ?
  . O que são processos verde (Green Process)
  . Modelo de Desempenho para práticas de sustentáveis
  . Política de Sustentabilidade Ambiental
  . Programa de Sustentabilidade
  . O princípio dos 3 Rs (Reduzir, Reclicar e Reusar)
  . CO2 Footprint (Pegada de Carbono)
  . Construções verdes
  . Visão geral das normas: ISO NBR 14000 e 14001
  . Leis e Regulamentos Ambientais

  . Certificações Ambientais
- Valor agregado da sustentabilidade nas organizações
 
Parte 2 – Plano de Práticas de Sustentáveis associadas aos Processos de Negócio
Objetivo: Apresentar como desenvolver um plano de práticas sustentáveis associadas aos processos de negócio.
 
Conteúdo desta parte:
- Avaliação do nível de maturidade dos processos e de adoção de práticas de sustentáveis.
- Definição de FCS
- Identificação das partes interessadas
- Definição da perspectiva de práticas sustentáveis dos processos.
- Definição do modelo de desempenho para as práticas sustentáveis.
- Elaboração do “roadmap” de implementação.
- Definição do Plano de Práticas Sustentáveis.

 
Avaliação e Fatores Críticos de Sucesso:

  - Avaliação do nível de maturidade da organização em adoção das práticas sustentáveis;
  - Avaliação do nível de maturidade dos processos de negócio;
  - Definição dos fatores críticos de sucesso da implementação do Plano de Adoção de Práticas Sustentáveis Associadas aos Processos de Negócio.


 Planejamento (Plan):

  - Identificar as partes interessadas
  - Definir o patrocinador
  - Conscientizar, mobilizar e engajar as partes interessadas  
  - Definir a estratégia de implementação do plano
  - Definir a missão, objetivos e metas.
  - Identificar e definir e premissas e restrições
  - Definir os papeis e responsabilidades
  - Identificar e definir os processos de negócio que serão associados ao plano
  - Definir a perspectiva verde do processo
  - Definir o plano de comunicação
  - Identificar os recursos necessários
  - Identificar e definir as principais ações
  - Identificar das ferramentas de apoio
  - Definir plano treinamento e capacitação
  - Estabelecer metas e indicadores para medir a implementação


Execução (Do):

- Implementar o Plano de Práticas Sustentáveis
- Treinar e capacitar as pessoas


Validação (Check):
- Acompanhar a implementação do plano
- Validar o resultado da implementação do plano

- Agir (Act):
- Fazer ajustes no Plano (se necessário)
- Manter e Melhorar o do Plano de Práticas Sustentáveis


Parte 3 - Estudo de Caso
Objetivo: Desenvolver  estudos de caso para demonstrar como implementar do Plano de Práticas Sustentáveis Associadas aos Processos de Negócio em uma organização.

Conteúdo desta parte:
- Explanar o estudo de caso
- Formar as equipes
- Elaborar o estudo de caso
- Apresentar resultado do estudo de caso
- Discutir lições aprendidas


Coordenador/Instrutor: Rildo Santos (@rildosan):
É consultor, mentor, coach, palestrante, escritor, professor e instrutor. Possui 10.000 horas de experiência em projetos de Análise de Negócio, Inovação, BPM, Tecnologia da Informação e Métodos Ágeis. 
Desde 2005 atua com consultor e mentor. Já ministrou treinamento e implementou a Gestão de Processos de Negócio para diversas empresas privadas  e públicas.
Escreveu o capitulo 9 - Simulação de Processo, do Livro Melhoria de Process- Editora Atlas, publicou diversos materiais, apresentações e eBook sobre o tema Melhoria de Processos, Mapeamento de Processos e Mapeamento de Processos.
Foi palestrante do Fórum de Processos Públicos realizado em Brasilia em 2010.

Regras:
1 - Para que este curso aconteça trabalhamos com o conceito de quórum mínimo, ou seja, é necessário 6 (seis) participantes.
2 - Caso, este quórum não seja atingindo o curso será transferido para uma nova data.

Passos para fazer sua inscrição:
1 - Preencha o formulário de inscrição abaixo ou faça download e envie por e-mail
2 - Aguarde a confirmação do curso (você receberá um e-mail confirmando o curso)
3 - Escolha o tipo de pagamento e faça o pagamento (Cartão de Crédito, Depósito ou Boleto Bancário)

Dúvidas: envie um e-mail ou através do Fale Conosco

1 - Preencha o Formulário de Inscrição de Treinamento abaixo, qualquer dúvida entre em contato treinamento@etecnologia.com.br
(C) eTecnologia 2010/2011