Treinamento > Informações sobre certificação
Solicitação de Informações por e-mail | Curso de Formação de Analista de Negócio |Voltar
Informações sobre a Certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional)

Certificação CBAP ® (Certified Business Analysis Professional)
A certificação CBAP® foi criada e é mantida pelo IIBA® (International Institute of Business Analysis) reconhecer os profissionais que comprovem seu conhecimento e experiência em Análise de Negócios. De acordo com o IIBA®, profissionais que recebem essa certificação são “especialistas em identificar as necessidades de uma organização e determinar qual a melhor solução”, ou seja, implantação de um novo software, modificações ou melhorias em processos ou alterações na estrutura organizacional.

Passos para obter a certificação:
1. preencher um Application Form (formulário) disponível no site do IIBA ® comprovando que atende os requisitos para a certificação:
  • Experiência de trabalho: 7500 horas de atividades de análise de negócios nos últimos 10 anos;
  • Expertise nas áreas de conhecimento do BABok® 2.0;
  • Formação necessária: ensino médio completo. Não é preciso ter formação superior para se candidatar à certificação CBAP ®. Pois, o mais importante é a experiência do profissional;
  • Desenvolvimento profissional: 21 horas de treinamento nos últimos 4 anos em assuntos relacionados a Análise de Negócios.
  • Referências: duas referências que comprovem sua atuação em atividades de análise de negócios e validem sua candidatura ao exame; referências podem ser seu chefe, um cliente externo ou interno, ou profissionais certificados CBAP ®.
  • Assinar o Código de Conduta

Leia antes o CBAP® Handbook (clique no link para fazer download do Handbook), pois ele ajuda no preenchimento do Application Form (formulário). Para preencher e submeter Application Form (formulário) para análisetem uma taxa de 125,00 dólares, que não reembosável.
Aguarde o resultado do Application form, somente se ele for aprovado você poderá agendar o exame.

2. Pagamento (Após aprovação do Application form):
O valor do exame de certificação é de 450,00 dólares para não membros do IIBA. Para membros 325,00 dólares.
Importante: Para fazer o pagamento será necessário um cartão de crédito internacional.

3. Registro o Exame:
Agendar o exame de certificação
, lLocais e Datas para se fazer o exame:
O exame de certificação CBAP® pode ser feito em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Acesso aos locais exatos e datas das provas só é concedido aos candidatos que tiverem seu application aprovado...
- Quer saber se você poderá fazer na sua cidade, consulte https://www.prometric.com/en-us/clients/IIBA/Pages/landing.aspx

4. Preparar para Exame de Certificação:
O primeiro passo para o exame de certificação é conseguir o Guia BABok 2.0:

Você poderá comprar o Guia BABok 2.0 (basta clicar no link) ou consultar na internet, ele está disponível no www.babokonline.org (clique no link) Guia BABok® 2.0 (em inglês e português).

Sobre o Exame de Certificação:
O CBAP ® exame é de 3,30 horas de duração e é composto de 150 questões de múltipla escolha, com quatro respostas possíveis para escolher. Algumas questões são baseadas em "compreensão" (por exemplo, definição e etc) e outras são baseadas em "análise situacional" (por exemplo, dado um cenário, você deverá selecionar qual é o melhor curso de ação), onde o candidato deve fazer um pouco de análise para chegar à resposta.
Resumo:
- Duração do exame: 3h e 30m (três horas e 30 minutos)
- Quantidade de questões: 150
- Tipo: Multiplas escolha (para cada questão tem quatro alternativas) e questões dissertativas
- Idioma: Inglês

O que cai no exame:
Áreas de Conhecimento
Percentual de Questões
Planejamento e Monitoramenteo de Análise de Negócio
19,33%
Elicitação
14%
Gerenciamento de Requisitos e Comunicação
16%
Análise Corporativa
15.33%
Análise de Requisitos
19.33%
Validação e Avaliação da Solução
16%

Dicas para quem fazer o exame de CBAP:

Depois de ler o Handbook e entender quais são as requisitos e documentos necessários para se canditar ao exame de certificação CBAP, recomendamos algumas dicas.

1 - Seja disciplinado nos estudos. Defina um objetivo e tente segui-lo, por exemplo: Estudar 2 horas por dia.

2 - Escreva um bom plano de estudo. Isso ajuda na organização dos estudos.3 - Leia e releia o Guia BABok 2.0, você deve conhecer muito bem todo o conteúdo do guia, tais como áreas de conhecimento, competência fundamentais, técnicas e etc.

4 - Busque outras fontes de informação, tais como blogs, forum, faqs, livros e etc. 5 - Faça exercícios, resumos e flash-cards é bom recurso para aprendizado.

6 - Faça simulados, muitos simulados, até atingir a "score" desejado.

7 - Faça o exame de certificação.

Algumas dúvidas comuns sobre certificação: 

  • Quais as atividades são consideradas como "Análise de Negócios" para efeito de contagem de tempo e experiência?
    - Atividades mencionadas no BABOK® 2.0: elicitação, documentação e gerenciamento de requisitos (horas fazendo entrevistas, questionários, oficinas, observação, modelando o negócio, identificando stakeholders, comunicando a eles assuntos relativos aos requisitos, avaliando soluções, etc.)
    - Mentoring/Coaching de Analistas de Negócios (sobre como planejar atividades de análise de negócios, ou revisando os documentos produzidos) 
    - Desenvolvimento de material de treinamento em análise de negócios (horas ministrando treinamento NÃO contam - muitas pessoas questionam essa regra, mas o IIBA é muito rígido com isso)
    - Elaboração de metodologias ou melhores práticas de Análise de Negócio para organizações.

  • O que não é considerado atividade relacionada a Análise de Negócios
    - Gestão ou Gerenciamento de projetos 
    - Atividades de gerenciamento de analistas de negócios não relacionadas a análise de negócios em si (avaliações de desempenho, status reporting, etc.) 
    - Horas ministrando cursos de Análise de Negócio
    - Desenvolvimento de softtware, incluíndo teste de software


  • O que pode ser considerado para as 21 horas de desenvolvimento profissional (cursos) nos últimos 4 anos?
    - Todos os cursos ministrados por empresas endossadas pelo IIBA (Endorsed Education Providers) são considerados válidos na contagem das 21 horas de desenvolvimento profissional requeridas. Outros cursos também podem ser considerados, mas o reconhecimento das horas de treinamentos ministrados por EPPs é garantido. É importante ressaltar que para ser considerado válido nesse quesito o curso deve estar relacionado às áreas de conhecimento do Guia BABok ou às competências fundamentais.

Dúvidas: envie um e-mail ou através do Fale Conosco | Curso de Formação de Analista de Negócio |Voltar

(C) eTecnologia 2010/2011