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Curso Formação de Analista de Negócio 3.0


Formação de Analista de Negócio 3.0

Por quê fazer o curso de Formação de Analista de Negócio ?
Os conhecimentos exigidos para um profissional, vem mudando nos últimos anos, no passado bastaria conhecer tecnologia e o profissional já era reconhecido como competente. 
Mas, o aumento da complexidade das operações, rigor das regulamentações e clientes mais exigentes requerem profissionais mais preparados para entregar valor.
Os profissionais devem conhecer tecnologia, mas também devem conhecer o negócio, ou seja, ter visão de negócio e saber aplicar práticas e técnicas de análise de negócio.
A análise de negócio ajuda entender melhor as necessidades das partes interessadas para desenvolver soluções que entreguem valor.

Objetivo:
O objetivo desta formação é capacitar os participantes para atuarem como Analista de Negócio. Será apresentado o Guia BABok® 3.0, práticas e técnicas de Análise de Negócio.


Expectativas após o curso de formação:
- Saber como aplicar as práticas e técnicas de análise de negócio.
- Ter visão de negócio.
- Conhecer o Guia BABok 3.0
- Conhecer as competências essenciais do Analista de Negócio
- Conhecer métodos, ferramentas e as boas práticas para melhorar a análise de negócio.

Diferencias:
- Abordagem baseado no BABOK 3
- O curso têm estudos de caso que abordam como aplicar as práticas e técnicas de Análise de Negócio do Guia BABok 3.0.
- Templates e modelos
- Plantão de dúvidas e suporte por e-mail.

Veja Resumo do GUIA BABOK 3 (Guia de Práticas de Análise de Negócio)

Público Alvo:
Product Owner (PO), Analista de Sistemas, Analista de Requisitos, Consultores de Gestão, Gestores, Lideres, Analista de O&M, Gerente de Produto, Analista de Produto e qualquer profissional que tenha interesse em aprender novas habilidades, práticas e técnicas de Análise de Negócio

Pré-Requisito:

Conhecimentos básicos de gestão e tecnologia da informação.

Metodologia:
- Este curso tem 50% de conteúdo teórico, 50% de conteúdo prático (exemplos dirigidos, dinâmica de grupo, exercícios de fixação
- Exposição dialogada e condução do curso de forma participativa
- Utilização de exercícios práticos com o objetivo de fixar o entendimento; 
- Discussão sobre as questões práticas relacionadas ao dia a dia do Analista de Negócio;
- Apresentação de casos práticos e de boas práticas;
- Uso de jogos para ajudar na compreensão dos conceitos e recursos multimídia específicos para enriquecer a discussão dos temas e
otimizar a fixação dos conceitos.

Certificado:

Todos os participantes receberam no final do curso um certificado de participação, desde que tenha 80% de presença no curso.

Conteúdo da Formação:

Módulo 1 – Fundamentos da Analise de Negócio:
Objetivo:  Apresentar e discutir por que as empresas precisam de um profissional focado no negócio, dar  uma visão geral do Guia BABok 3.0, descrever as área de conhecimento e as competências do Analista de Negócio, discutir como conhecer o negócio e quais são as visões de negócio necessárias para o analista de negócio . 

Parte 1 - Por que as empresas precisam do Analista de Negócio ? 
- Principais problemas que afetam as organizações 
- Por que as empresas precisam de um profissional focado na solução de  problemas
- Onde atua o Analista de negócio
- Perfis de Analista de Negócio 

Parte 2 – Visão Geral do Guia BABok® 3.0, O Guia de Referência de Análise de Negócio:
- O que é o BABok® 3.0 ? 
- Quem é o Analista de Negócio ? 
- O que é Análise de Negócio? 
- Áreas de Conhecimento:
  - Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócio
  - Elicitação e Colaboração
  - Gerenciamento do Ciclo de Vida de Requisitos
  - Análise da Estratégia
  - Análise de Requisitos e Definição de Design 
  - Avaliação da Solução
  - Competências Fundamentais
- Técnicas de Análise de Negócio
- Termos Chaves de Análise de Negócio
  - Informação de Análise de Negócio
  - Design
  - Empresarial (Enterprise) 
  - Organização
  - Plano
  - Requisitos
  - Risco

Parte 3 - Framework BACCM de Análise de Negócio
- Definição do Framework BACCM
- BACCM (Business Analysis Core Concept Model) 
  - Gerenciamento de Mudança 
  - Gerenciamento de Necessidade
  - Design de Solução de Negócio
  - Gerenciamento de Partes Interessadas
  - Entrega de Valor
  - Contexto Organizacional

Parte 4 - Requisitos: 
- Definição de Requisitos
- Esquema de classificação de requisitos 
  - Requisitos de Negócio
  - Requisitos das Partes Interessadas
  - Requisitos da Solução:
    - Requisitos Funcionais
    - Requisitos Não Funcionais 
  - Requisitos de Transição
- Requisitos e Design 
- Ciclo de Vida Design e Requisitos

Parte 5 - Partes Interessadas: 
- Definição de Partes Interessadas
- Gerenciamento das Partes Interessadas
- Mapa das Partes Interessadas


Parte 6 - Perspectivas: 
- Definição de Perspectiva
- Perspectivas:
  - Ágil
  - BI (Business Intelligence)
  - TI (Tecnologia da informação)
  - Arquitetura de Negócio
  - BPM (Gestão de Processos de Negócio)
 
Módulo 2 – Visões de Negócio:
Objetivo: 
Apresentar, discutir e demonstrar a visão de negócio que o Analista de Negócio deve conhecer.
- O Que é Visão de Negócio
- Linguagem de Negócio 
- Visão da Estratégia
- Posicionamento da Empresa 
- Visão da Cadeia de Valor 
- Visão da Arquitetura Corporativa: 
   - Arquitetura de Negócio
   - Arquitetura de Tecnologia 
- Visão da Governança Corporativa 
- Gerenciamento de Partes Interessadas 
- Linguagem de Negócio 

Módulo 3 – Praticas de Análise de Negócio
Objetivo: Desenvolver Business Case, Especificação Técnica e Modelo de Negócio (BMC) utilizando as técnicas de Análise de Negócio descritas no Guia BABok 3.0. Cada estudo de caso apresentará um cenário com um tipo de demanda em especifico onde o Analista de Negócio deverá desenvolver uma solução. 

Design de Soluções de Negócio:
- O que é uma solução de negócio ? 
- Tipos de demanda de negócio: Necessidade, Oportunidade e Problema.
- Priorização de Demandas de Negócio
- Aplicação do Framework BACCM
- Avaliação das Perspectivas
- Ciclo de Vida Requisitos e Design
- Modelagem do Escopo da Solução
- Análise de Interfaces
- Análise de Capacidade
- Análise de Decisão
- Design da Solução

Prática 1 - Desenvolvimento de Business Case (Case de Negócio): 
- Por que fazer o Business Case
- Business Case segundo o Guia BABok 3.0
- Estabelecendo as fronteiras entre Business Case e o Projeto 
- Analise de Financeira (TIR,  VPL e Payback)
- Tipos de Investimentos: Capex  e Opex
- Exemplo de Business Case
- Boas práticas para elaboração de Business Case
- Estudo de Caso 

Prática 2 - Desenvolvimento de Especificação Técnica: 
- Por que fazer uma Especificação Técnica ? 
- Entendendo a necessidade de negócio 
- Entendendo as necessidades de partes interessadas
- Técnicas de elicitação de requisitos
- Classificação e priorização de requisitos
- Boas práticas para escrita de requisitos 
- Estudo de Caso 

Pratica 3 – Desenvolvimento BMC (Business Model Canvas): 
- Desenvolvimento do Modelo de Negócio:
  - Segmento de clientes
  - Proposta de valor
  - Canais
  - Relacionamento com clientes
  - Fontes de receitas
  - Recursos principais
  - Atividades chaves
  - Parceiros principais
  - Estrutura de custo
- Verificação da consistência do Modelo de Negócio
- Validação do Modelo de Negócio (Pivoteamento)
  - Customer Development Process
  - MVP (Produto Mínimo Viável) 
- Refinamento do Modelo de Negócio

Estudo de Caso:

Durante o curso serão realizados estudos de caso para demonstrar como aplicar as práticas e técnicas de análise de negócio para desenvolver soluções que entregam valor para as partes interessadas.
Formado dos estudos de caso:
- Formação das equipes 
- Explanação do problema
- Desenvolvimento de solução  
- Apresentação da solução 
- Discussão de lições aprendidas


Coordenador/Instrutor: Rildo Santos (@rildosan):
É consultor, mentor, coach, palestrante, professor e instrutor. Possui 10.000 horas de experiência em projetos de Análise de Negócio, Inovação, BPM, Tecnologia da Informação e Métodos Ágeis. 
Desde de 2008 atua com consultor e mentor. Já ministrou treinamento de Análise de Negócio para diversas empresas privadas  e públicas.
Foi um dos pioneiros no desenvolvimento do curso de Formação de Analise de Negócio, já treinou mais 1300 profissionais. Ministrou o treinamento de Analista de Negócio para empresas como Usiminas, TRT-PR, Serpro, Prodesp, TRT MS, Marinha, Ministério do Exército, PISO (Polo Industrial de Software), Secretária da Fazenda da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), BNDS, CNEN, Poupex, Rossi, HCor, Vivo, Santana Textil, Fiesc e etc. 



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